Cálculo de CPM, Custo por mil.

Custo Por Mil 

O cálculo de CPM ( custo por mil impressões ) é utilizado para descobrir qual o melhor formato a ser anunciado, ou seja: Atingir o maior número de pessoas pelo melhor custo benefício.

Cálculo de Custo Por Mil para Jornais:

1° Faça a leitura do tamanho do jornal para achar a CENTIMETRAGEM.

O  jornal é visto pelo mídia como CENTÍMETRO/COLUNA. Verifique a “altura” do seu anúncio, depois multiplique pelo número de colunas utilizadas no jornal. (Altura pode variar de caderno p/ caderno) Ex:

Página Inteira, 6 colunas por 52cm. 6×52 = 312 Cm

capadodia5

Anúncio de 1/2 página / 6×26 = 156 Cm ou 3×52 = 156 Cm

capadodia22

Anúncio de 1/4 de página: 3×26 = 78 Cm.

capadodia33

Agora que você entendeu como funciona a centimetragem vamos aos cálculos.

Fórmula:

1° Centimetragem X valor Determinado/Indeterminado = alor do anúncio.

Valor do anúncio X 1.000 DIVIDIDO por Circulação = CPM do  jornal.

Exemplo de aplicação: 

O anúncio escolhido é de 1/4 de página, determinado, P&B. Ex:

Jornal X

Anúncio Determinado: R$25,00

Anúncio Indeterminado: R$55,00

Circulação: 27.000 exemplares

Colorido: +40% (Varia de jornal para jornal. O acréscimo deverá ser calculado assim que você encontrar o valor do anúncio, quando o anúncio é P&B não existe este adicional.

Jornal Y

Anúncio Determinado: R$35,00

Anúncio Indeterminado: R$61,00

Circulação: 47.500 exemplares

Colorido: +40%

Cálculos:

Jornal X:

1/4 = 3x26 = 78 centímetros

78cm x R$25,00 = R$1.950,00 x 1.000 / 27.000 = R$72,00

Jornal Y

1/4 = 3x26 = 78 centímetros

78cm x R$35,00 = R$2.730,00 x 1.000 / 47.500 =  R$57,00

————————————–

Jornal X possui um CPM de R$72,00

Jornal Y possui um CPM de R$57,00

Qual jornal possui o melhor custo benefício?

Jornal X atinge 27.000 leitores por R$1.950,00 e o CPM seria R$72,00

Jornal Y atinge 47.500 leitores por R$2.730,00 e o CPM seria R$57,00

Observe que o jornal Y é mais caro, porém o CPM do jornal Y é melhor do que o CPM jornal X.

Considerações colaborativas feitas por José Antonio Meira da Rocha – Obrigado! :)

A) Modernamente, deve-se procurar trabalhar com o sistema de modulação comercial e editorial, e vender-se os anúncios por módulos (sem aposentar, no entanto, o sistema de centimetragem). A modulação simplifica a venda de anúncios para anunciantes novatos. Há um “mix” menor de tamanhos de anúncios a escolher. Além disso, as páginas ficam mais ordenadas e bonitas.

B) Nos exemplos do autor, os anúncios indeterminados (“quero um anúncio em qualquer lugar do jornal”) são mais caros que anúncios determinados (“quero um anúncio na primeira metade do jornal, página ímpar”). No entanto, em todos os veículos em que trabalhei, os determinados são mais caros.

Abraços

Artigo escrito para Apresentação de Trabalho de Mídia – UNIP 2009

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